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Undime participa de colóquio sobre regulação das políticas educacionais na Conae 2018

Na manhã desta quinta-feira (22), o presidente da Undime integrou a mesa de especialistas de um dos colóquios programados para a Conferência Nacional de Educação (Conae 2018), que acontece em Brasília (DF).

Convidado do evento, o presidente da Undime e membro do Fórum Nacional de Educação, Alessio Costa Lima, atuou como moderador do encontro que debateu os planos decenais e o Sistema Nacional de Educação: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais. O dirigente esteve acompanhado pela doutora em Sociologia e titular nos cursos de Direito e Administração da Faculdade Farias Brito, Lídia Pimentel e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

Em sua fala, Lídia Pimentel defendeu que escolas e o cenário educacional precisam incluir o conceito da pluralidade em suas dinâmicas. “Não é possível pensar no contexto da educação sem pensar em questões socioeconômicas, em diversidade de gênero e de diferenças religiosas. Quando pensamos na educação de forma ampla, vemos que o sistema envolve estados, municípios e uma série de atores distintos. É importante pensar nestes sujeitos para trabalhar para a garantia de acesso”, afirmou.

Trazendo dados do Inep, a presidente da autarquia apresentou informações sobre o atual contexto brasileiro e as desigualdades sociais identificadas pelo Instituto, a fim de apontar os desafios do acesso e da permanência de alunos brasileiros. De acordo com Maria Inês, os maiores problemas têm sido as altas taxas de reprovação e de exclusão, que incluem evasão e abandono escolar.

Citando os resultados mensurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, que apontou os baixos índices de aprendizagem em língua portuguesa durante a divulgação, em agosto deste ano, ela afirmou que é preciso promover estruturas que permitam a continuidade do aluno em sala de aula. “Esta estrutura se chama alfabetização”.

Segundo a presidente do Inep, a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa uma oportunidade para corrigir o modelo de ensino e de formação de professores, criando uma primeira referência que permitirá adequar currículos que garantam o direito à aprendizagem das crianças. “É o momento de lutarmos pela aprovação da BNCC, garantindo a formação continuada dos professores”, defendeu.

Na ocasião, Maria Inês anunciou a inauguração, até o mês de dezembro, da Escola Lourenço Filho, que fornecerá cursos a profissionais que atuam na educação.

Conae 2018

Realizada a cada quatro anos, a Conae 2018 vai reunir, até sexta-feira (23), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, cerca de 1.500 pessoas, entre representantes de órgãos públicos, governos e autarquias, entidades e movimentos sociais representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade civil. Este ano, o tema do evento é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Precedida por conferências municipais, estaduais, intermunicipais e distrital, promovidas entre 2017 e 2018 sob a coordenação do FNE, a etapa nacional será orientada pelo Documento Referência, construído ao longo de um largo período de contribuições e dividido em oito eixos temáticos, que abrangem, entre outros, assuntos como financiamento, gestão, políticas intersetoriais e a valorização dos profissionais.

Para projetar e defender demandas dos municípios brasileiros, mais de 30 delegados estaduais da Undime se revezarão entre mesas-redondas, colóquios e plenárias programadas para o encontro.

A programação completa pode ser conferida neste link. Mais fotos do primeiro da abertura da Conae 2018, estão disponíveis nesta galeria

 

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