Breve Relato da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais
O Fórum Estadual Permanente de Educação de MG (FEPEMG) com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de MG (SEEMG) realizou a Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (CEEMG) como etapa preparatória da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018) e da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018).
Em 15 de setembro de 2017, foi lançada a CEEMG cujo tema Central foi “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais - SIEP/MG e a implementação dos Planos de Educação”, com a proposta de discussão dos eixos temáticos:
Fotos arquivo pessoal Marcia Reis: Abertura da Conferência Estadual de Educação MG
A CEEMG foi estruturada em 3 (três) etapas: municipal, territorial e estadual, com o seguinte calendário:
CEEMG - Etapa Municipal: de 15 de setembro a 17 de novembro de 2017; aberta aos 853 municípios mineiros. Os delegados eleitos nesta etapa representaram seu município na etapa territorial.
Fotos arquivo FEPEMG: CEEMG – Etapa Municipal em Uberlândia
CEEMG – Etapa Territorial: Dia “T” (Dia de Todas as Territoriais) – 25 de novembro de 2018. As Conferências Territoriais ocorreram simultaneamente e foram sediadas em 12 municípios mineiros, a saber:
Araçuaí, Caratinga, Diamantina, Ibirité, Itaúna, Januária, Montes Claros, Paracatu, Santos Dumont, Teófilo Otoni, Uberlândia e Varginha.
Foto arquivo FEPEMG: Abertura da Conferência Estadual de Educação em Varginha
Foto arquivo FEPEMG: Abertura da Conferência Estadual de Educação em Itaúna
Foto arquivo FEPEMG: Abertura da Conferência Estadual de Educação em Paracatu
Foto arquivo FEPEMG: Abertura da Conferência Estadual de Educação em Ibirité
CEEMG – Etapa Estadual: 03 a 05 de maio de 2018. Dos 853 municípios mineiros, entre delegados e observadores tivemos a representação de 773 municípios o que representa 90.6% de municípios participantes. A Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (CEEMG) de caráter mobilizador e deliberativo discutiu um conjunto de propostas relativas ao Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG), à implementação dos Planos de Educação, à efetiva implementação do Sistema Nacional de Educação e ao monitoramento, avaliação e implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, nas três esferas federativas, e avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.
Contamos com a presença de 740 delegados, conforme relatório anexo, 117 observadores inscritos no site e 49 pessoas na organização.
Breve Relato elaborado por Analise de Jesus da Silva e Márcia Cristina Machado Reis Souza